(imagem retirada da internet)
Eu nunca ouvi falar!
No outro dia estava na conversa com uma amiga e estávamos a falar daquilo que não gostamos de fazer, relativamente às tarefas domésticas. É inevitável o tema 🙂
Eu detesto passar a ferro e ela detesta limpar o pó e eu virei-me para ela e disse: “passas tu a minha roupa a ferro e eu limpo o pó da tua casa”
Fartamo-nos de rir, mas eu fiquei a pensar nisso.
Será que não resultaria? Haver esta troca de tarefas com familiares ou amigos próximos?
O que acham?
Eram capazes de fazer?
35 COMMENTS
Ana
13 anos agoBom dia Mónica,
Em relação a tua pergunta . porque não,ahahaah.
à uns anos a trás vi num canal brasileiro que familias amigas, qd era o dia de limpezas trocavam de casa, eu limpava a casa da vizinha e vice versa….e as pessoas comentavam que preferiam arrumar as casas das outras pesssoas, visto que não é sempre as mesmas coisas, os mesmos objectos e somos mais perfeitos,….
Gosto muito do teu blog e sou fã assiduada, beijokas
Monica Dona de Casa
13 anos agoAna,
Obrigada!
Bj.
M.
Eli
13 anos agoNão… pelo simples facto que n iria queres ninguem próximo a mexericar nas minhas coisas… tenho empregada e mm assim faz.me confusão… mas uma pessoa próxima n iria querer…
Monica Dona de Casa
13 anos agoEli,
Compreendo perfeitamente a tua posição.
Bj
M.
Cidália
13 anos agoMónica, isso até é bem pensado!
Beijinhos
rita
13 anos agoBom dia! A ideia é muito interessante, e parecida com o banco de tempo. O meu grande problema, é mesmo a falta de tempo.
Beijinho e boa semana http://osdiasdanossavida.blogspot.com/
Monica Dona de Casa
13 anos agoRita,
O Banco do Tempo é com estranhos, eu sugeria com pessoas que nós conhecemos e temos confiança.
Bj.
M.
An@
13 anos agoOlha que proposta tão interessante!
Porque não?!
🙂
Susete
13 anos agoJá ouviu falar em Banco do Tempo? Assenta sobre os mesmos moldes.
Monica Dona de Casa
13 anos agoSusete,
O Banco do Tempo é com estranhos, eu sugeria com pessoas que nós conhecemos e temos confiança.
Bj.
M.
Anali
13 anos agoOlá Monica!
Bem, se morasse pertinho, não me importava de fazer coisas para ajudar e também adorava uma ajudinha, nem que fosse um pouco de companhia aos cães quando demoramos fora durante o dia.
Jinhos.
Monica Dona de Casa
13 anos agoAnali,
Eu vou ao canil fazer isso. Levar os patudos a passear.
Ainda este fim de semana, levei biscoitos e era vê-los a correr atrás de mim, lindos, lindos, lindos.
Ganhei o dia com tantas lambidelas.
Bj.
M.
Bags
13 anos agoBom Dia!!!
Bem…Mónica que ideia magnifica. 😉
Isso era mesmo bom, trocar as tarefas que menos gostamos, com alguém que goste mais…eheheh.
Beijinhos***
Catarina Santos
13 anos agoOlá Mónica. 🙂
Este sistema de troca de “favores” já existe, chama-se Banco do Tempo.
Aprecio muito o teu blog. Beijinhos
Monica Dona de Casa
13 anos agoCatarina Santos,
O Banco do Tempo é com estranhos, eu sugeria com pessoas que nós conhecemos e temos confiança.
Bj.
M.
lucia martins
13 anos agoOlá Monica.
Já te informaste sobre a campanha EDP/Continente? Eu sei que não se adequa a ti porque tens Bi-horário mas a campanha é enganosa. Ao subscrever a campanha para usufruir do desconto as pessoas estão a fazer um novo contrato e não a agregar o que já têm ao cartão continente.
Podias fazer um post (é só uma sugestão…) sobre o assunto para informar os teus seguidores. Tens tanta gente on-line constantemente e que não estão informadas…
Desculpa o abuso mas eu já tive de cancelar a subscrição porque e fiz on-line e na verdade não tem muitas explicações…
bj
Lucia
Monica Dona de Casa
13 anos agoLucia Martins,
Vou tratar disso 🙂
Bj.
M.
Isa
13 anos agoA campanha é enganosa em vários sentidos.
Quando terminar em Dezembro deste ano como vão ficar os preços da electricidade contratada pela edp comercial?
Pelo menos na Edp Universal os preços são controlados até 2015, altura em que todos vamos ter de passar por imposição da Troika para a edp comercial.Eu não aderi a esta campanha.
Marisa
13 anos agoBom dia, pois é há coisas que gostamos e outras menos, se houver um à vontade das partes as coisas até acabam por ser eficazes, desde que a pessoa que limpa o pó não mude as coisas de lugar! Acho que é uma ideia boa e que até pode ser funcional de ambas as partes! Eu preferia passar a ferro a cozinhar, por exemplo! lol
sandralopes
13 anos agoOla minha amiga,
Em minha casa ja fazemos isso alguns anos 🙂 por exemplo eu detesto passar a ferro então combinei com a minha mae e levo-lhe a roupa e ela passa e em contra partida, eu trato de lavar as 3 casas de banho dela… assim, nao custa tanto 🙂
bjs
Sandra Lopes
Yana
13 anos agoOLá Mónica,
Naahhhh eu não queria cá ninguém próximo a mexer nas minhas coisas e provavelmente depois até opinaria sobre a maneira como arrumo ou as minhas coisinhas. A muito custo prefiro ser eu a limpar o pó ( que odeio) e a fazer as restantes tarefas.
Se neste momento tivesse possibilidades arranjava alguém apenas para me ajudar na limpeza da casa, pois alguém estranho é semptre diferente do que alguem que faz parta da nossa vida social.
bjs
PA.
13 anos agoAhhhh limpinho!!! Trocava de boa vontade a limpeza do pó por serviços culinários (adoro cozinhar). Ou processar papelada (que ainda por cima é a minha área de trabalho)…Enfim…não é má ideia não, ehehe.
Bjinho
terravistadalua
13 anos agoNão me importava nada. Acho que era capaz de custar menos, até porque escolhíamos as tarefas que mais gostamos. Mas não me estou a ver a trocar de forma a que alguém mexesse nas minhas coisas mais "pessoais". Beijinhos 😉
Susy
13 anos agoEu não me importava, ate porque tb odeio limpar o pó… lol
Beijinhos***
vee
13 anos agoNão, sou picuinhas e não conseguiria dizer à pessoa se algo não tivesse ficado bem.
Cláudia
13 anos agoeu confesso que teria alguma dificuldade em aceder, pelo mesmo motivo que dificilmente terei uma empregada doméstica: detesto pessoas estranhas (ou semi) a mexerem naquilo que é meu. Sou um nadinha "freak control" e por isso gosto estar sempre em cima do acontecimento!
nika
13 anos agobem….trocar tarefas….só se for com o meu marido ahahahah….tou a brincar…..
Acho que só dará certo com pessoas da nossa inteira confiança, e com o nosso "estilo" de limpeza…..
fica a ideia!!!!!
bjs
paula m
13 anos agoAcho que poderia eventualmente resultar (com muitas reticencias) se houvesse muita confianca e à-vontade entre as partes. Na minha opiniao a troca de servicos era capaz de se tornar menos "melindrosa" se fosse pontual e mais num sistema de, por exemplo, servico de babysitter versus uma pequena reparacao doméstica/lavar o carro ou algo do género. Faze-lo sistematicamente, nao arriscaria, receio que a nossa natureza seja demasiado complicada para isso…
Isa
13 anos agoJá faço isso em certas coisas com a minha mãe porque moramos no mesmo prédio mas, não aceito nem gosto da ideia de ter outras pessoas a mexericar no que é meu. Se as minhas amigas precisarem de ajuda ou estiverem doentes, ajudo de boa vontade mas, é algo esporádico e sempre de mim para outras pessoas, nunca o contrário.
Bjss
Isa
cristina
13 anos agoEu não me importava, ate porque tb odeio passar a ferro…
Beijinhos
Paula
13 anos agoAcho boa ideia. Ao contrário de vários comentários "adoro" a minha empregada, quero lá saber se ela mexe ou não mexe nas minhas coisa, o que sei é que chego a casa e tenho tudo arrumadinho.
Não tenho problema nenhum em partilhar , inclusivé a casa onde vivo. Vivo numa praia e tenho uns amigos que vieram para minha casa quando fui de férias, se tenho algo (casa, aptidões) que possam ser úteis aos outros por que não partilhá-los!!!
Maria Fernanda
13 anos agoNão gostaria de trocar tarefas mas há muuiiitos anos que penso que gostaria de ter uma amiga íntima próximo de mim (que não tenho, nem sequer uma irmã) e ir ajudá-la na limpeza semanaL (ou mensal, ou anual) e depois vir ela ajudar-me também. As coisas feitas em grupo são muito giras, uma incentiva a outra, e depois para mudar móveis, segurar o escadote :), fazer um lanchinho para recuperar forças… oh! coisa boa a cooperação!
Beijo
Fernanda – Entroncamento
Arine
13 anos agoAcho que era perfeito!Eu alinhava 🙂
Andreia
13 anos agoEu faço isso com o marido. Mais prático do que isso não há ;D
maria
13 anos agoesta da troca é capaz de funcionar para algumas pessoas. mas para mim eu confesso que não ia porque de certeza que assim que chegasse a casa ia fazer as minhas coisas do meu jeito. nem que fosse ajeitar um livro na estante. eu tenho alguma pancada com a organização da minha casa. muitas vezes estou sentada a ver televisão e olho por exemplo para uma coisa forra do sítio e uando dou por mim estou a dar a volta à sala. se abro uma gaveta e há uma pessoa mal dobrada tiro tudo da gaveta e arrumo outra vez. doidices.