No outro dia estava à conversa com uma colega de trabalho e falávamos do consumismo. Dos aparelhos eletrónicos, dos gadgets, de tudo o que temos e não precisamos. Da obsessão dos miúdos.

Chegámos à conclusão que é um exagero e um abuso.

Só para terem uma ideia do que penso sobre este assunto. E não é só porque não posso a nível monetário, é porque penso mesmo assim e vivo desta maneira.

O meu telemóvel está super desactualizado (já há mais 5 versões acima do meu) e enquanto durar está óptimo. E tenho um “tão bom” porque preciso de tudo o que lá tenho. Não tenho uma aplicação que não uso. Não preciso mesmo de um telemóvel topo de gama.

Não tenho tablet.

Tenho um mp3 velhinho (como mostrei aqui) e o meu pc é antigo. Tem uns quantos anos e funciona. Não preciso da versão xpto para viver. Aliás só o ligo em casa para agendar posts e trabalhar no meu próximo protejo.

Não ligo nada a tecnologias. A minha agenda é em papel, tenho um ou outro lembrete no telemóvel porque dá-me jeito ter o aviso.

Vejo o consumismo por aí e assusta-me. Só para vos dar um exemplo. Recebo imensas encomendas de colegas no local de trabalho e faz-me confusão. A mim que não tenho disponibilidade para isso, mas as vendas on-line são à distância de um clique e acho que isso influencia. Acredito que 95% dos meus colegas encomendam tudo on-line (para não dizer 100%).

Os convívios nos centros comerciais também “são culpados”, as amigas (já lá vai o tempo em que comprava porque as amizades influenciavam), o “andar na moda” é prejudicial à nossa carteira. Quem gosta de nós, não liga se temos uns Adidas Superstar originais. Eu então tenho umas réplicas que comprei na feira. Parecem mesmo originais e uso só de vez em quando, porque só vejo pés com Adidas. Perco logo a pica de os calçar.

Tudo isto tem um preço e depois de tanta vivência, tanto erro, vejo que isso não é para mim.

Estou a ler um e-book sobre este assunto e tem sido um autêntico “abre-olhos”. Tanta coisa que está lá que quero aplicar na minha vida. Tanta coisa…

Quando acabar partilho com vocês.

Related Posts with Thumbnails