Já fiz imensos posts sobre o assunto (procurar mais sobre isso no botão pesquisa), mas continua a ser a dúvida mais antiga das minhas leitoras.
Recebo imensos e-mails a confessarem que têm dificuldade em fazer um menu da semana, dizem que não conseguem cumprir.
Realmente fazer um menu não é uma tarefa simples para quem está a começar, requer concentração, requer organização, porque há elementos que não podemos esquecer:
1 – Saber o que se tem em casa (fazer inventários é muito importante) e assim só compra o que precisa. A consequência é a poupança, o objectivo chave.
2 – Saber as actividades da familia, não programe um jantar muito elaborado se o seu filho tiver treino de futebol ao fim do dia.
3 – Adiantar refeições e congelar. São ideais para aqueles dias mais atarefados, ou mesmo quando não tem muita paciência para estar muito tempo na cozinha depois de um dia de trabalho super cansativo.
4 – Aproveitar para fazer refeições de sobras.
Uma boa ajuda é ter sempre à mão uma lista de refeições que você e a sua familia gostam, assim não tem que inventar.
Experimente novas receitas quando tiver de folga.
Não desista, poupa-se imenso dinheiro e com a prática torna-se numa tarefa fácil e rápida.
Mais dúvidas estou por aqui.
5 COMMENTS
Bandagastricamente
11 anos agoOla Moniquita:
eu ainda não consigo fazer menus da semana, mas ando a fazer uma coletânea de receitas. Às vezes falha-nos imaginação ou mesmo a lembrança. no meu caso, como tenho uma banda gástrica, comendo por isso muito pouco, e com algumas limitações e vivo sozinha, a imaginação ainda é maior…sobretudo quando faço um “ziguezague” à sopa. Obrigado, Monica, pela tua dedicação. Na minha to do list : ver o teu site está sempre nas tarefas inadiáveis.
bjinhos
http://www.bandagastricamente.blogspot.com
Célia
11 anos agoOlá Mónica!
Não é habitual comentar os seus posts, pelo facto de achar que já foi tudo dito. Mas desta vez tinha que deixar o meu testemunho. Já passou um ano desde que comecei a seguir o seu blog e as suas listas têm sido uma preciosa ajuda. Quanto aos menus, posso dizer que "gasto" algum tempo a organiza-los, pois faço-os para 4 semanas. Durante o mês de janeiro fui aproveitando as promoções e congelando em porções para 4 ou 2 pessoas e ainda algumas doses individuais. Escrevo no meu caderno o número de doses que congelo bem como o custo de cada uma. Assim no final deste mês já organizei os menus para as próximas semanas.
Célia
11 anos agoPara além das suas dicas, acrescento a seguinte: para quem tem filhos em idade escolar sugiro que se informem sobre o menu escolar ( podem consultá-lo na página da escola na net), desta forma e no meu caso já sei que 2ª,4ª e 6ª ao jantar comemos prato de carne e às 3ª e 5ª prato de peixe. No fim de semana vai variando consoante o que tenho disponível. Algumas vezes, para mim e para o meu marido, no domingo à noite comemos sopa e o pão de chouriço que faço em casa ou uns legumes salteados. Nestes casos entram as doses para 2 pessoas ( os meus pimpolhos comem sempre uma refeição completa).
Depois de criarmos o hábito é muito mais fácil e poupamos imenso, evitando o take-away. Na maior parte dos dias da semana, almoço sozinha em casa, desta forma sempre que tenho sobras do jantar uso-as caso contrário recorro às doses individuais.
Se sigo sempre à risca…claro que não. Por exemplo, este domingo tinha previsto fazer lombo de porco assado, mas a mãe (que graças a Deus está melhor) convidou-nos para um arroz de cabidela com frango caseiro. Bela troca!
Mónica muito obrigada pela inspiração!
Beijinhos
Olívia
11 anos agoDeixo aqui também o meu testemunho e compreendo que algumas pessoas “gozem” comigo por causa do dito menu da semana porque em tempos eu também não entendia as vantagens… agora é viciante!
Com as dicas da Mónica comecei a fazê-lo uma vez por semana e agora faço um para todo o mês e as compras são feitas em função do menu (claro que tenho algumas coisas extras para o caso de me apetecer fazer). Para mim as grandes vantagens são:
1º Escuso de estar no trabalho ameio do dia a pensar o que vai ser o jantar.
2º Compro o que preciso e gasto muito menos
3º Na hora de pôr a mesa para o jantar a filha mais velha não está sempre a perguntar o que é o jantar
Mas lá que requer treino, lá isso é verdade!
Mas a Mónica ensina-nos bem 🙂
Sarah
9 anos agoboa noite , conheci seu blog agora pouco….. adorei as listas e gostaria de saber se teria como vc fazer uma lista para leitura de livros, literatura em ordem alfabética… mais tipo ao invés de coloca
a-b-c….. deixe um espaço livre para nos mesmos colocarmo 🙂 😉