Search here...
TOP
Compras Organização

Eficácia na elaboração do menu da semana!

menumensal-201x300

Sei que fazer um menu da semana eficaz ainda é uma dificuldade. Pelo menos para muitas das minhas leitoras.

Bem fazem, mas depois não cumprem.

Por isso é que é preciso ter em atenção o seguinte e talvez o mais importante, porque assim não perdem o entusiasmo 🙂

É preciso ver os horários do agregado familiar.

Não deve programar uma refeição mais elaborada quando os vossos filhos têm actividades e o marido está a trabalhar até tarde.

Deve sim, colocar num calendário, o horário do marido ou o seu, e as actividades dos filhos. Planeie a ementa consoante a vossa rotina diária.

Faça ou compre pão para a semana toda. Pode congelar e fica bom na mesma 🙂

Cozinhe algumas refeições e sopa para congelar no seu dia de folga, o melhor é mesmo congelar em doses individuais (quantas vezes não temos que jantar sozinhas?)

Não se esqueça de fazer os inventários da despensa e do congelador e fazer os menus com alquilo que tem, antes de elaborar a lista de compras.

Leiam aqui as vantagens de elaborar o menu da semana.

Vá, acho que com tanta dica, fazer o menu vai passar a ser tarefa fácil, não acham?

Related Posts with Thumbnails

«

»

8 COMMENTS

  • Deolinda

    Olá Mónica e Simão 🙂
    Eu ontem estive a fazer o menu para esta semana. Vamos lá ver se o consigo cumprir!
    Ontem também estive a tratar da minha agenda de casa. Tinha-a deixado de lado, então ontem andei a tratar disso. menu, lista de compras, vales de desconto…

    Beijinhos e lambidelas 😉

  • Kyla

    Aqui em casa já aplicamos há algum tempo essa dica dos horários.
    Quanto tenho ginásio saio mais tarde e então nesse dia o jantar é uma coisa mais leve e prática, e com ele a mesma coisa.
    Claro que os menus são sempre feitos com coisas do congelador ou que tenhamos em casa, senão deixa de ser prático, pois teríamos de perder mais tempo a comprar o necessário para a confecção.
    É tudo uma questão de hábito!
    Bjs
    http://costuradinha.blogspot.pt/ https://www.facebook.com/costura.dinha

  • Mariana

    Olá Mónica, É verdade, concordo consigo, ultimamente tenho elaborado a ementa semanal e admito que nos ajuda a ter mais tempo de qualidade com a familia. Conseguimos jantar mais cedo e ainda temos tempo para estar juntos antes de ir dormir:) Obrigado pelas dicas

  • olivia

    Para mim a maior vantagem é ir gastando aquilo que se tem, por exemplo, no congelador e que de outra maneira ia ficando "esquecido" o que me acontecia muitas vezes. Assim consigo fazer um menu mensal, com coisas simples de semana e coisas mais elaboradas no fim de semana. Deixei também de passar tantas vezes no "take away" e consigo poupar uns trocos!! Dá trabalho é certo, mas para quem sai de casa antes das 8 e chega perto das 20h ter as coisas mais ou menos orientadas faz a diferença… por isso os créditos vão para a Mónica claro!!

  • Lorena

    🙂 é uma excelente sugestão. Infelizmente sou um pouco menos organizada 🙁 Mas, vou-me esforçar!!

  • Cátia Luís

    Também já adoptei essa técnica e dá um jeitão!

    Estou a trabalhar à noite, portanto é mais fácil orientar o F. seguindo o menu! Deixo-lhe a receita em cima da mesa da cozinha com os ingredientes e é só ele fazer!

    Esta semana ele deve jantar quase todas as noites em casa dos meus sogros, pelo que não há menu! E tenho 4 refeições congeladas para ele levar para o trabalho! Vamos ver como vai correr!

    Beijo

  • APC

    Lá 'tá a minha cara Mónica a dar por certo que há em cada casa uma mulher que faz a comida para o marido, e não um marido que faz a comida para a mulher. Isso de andar a fazer contas aos horários a que chega o esposo a casa, de lhe andar a pedir certezas que por vezes um profissional não consegue dar (eu detestaria que mas cobrassem a mim) e de depois se queixar de que a comida já não tem graça porque arrefeceu, é coisa dos nossos pais. Ou então coisa de quem não trabalha tanto quanto o outro, com tanto empenho ou responsabilidade. Otherwise, é evidente que umas vezes será um a fazer o que tiver de ser feito, outras vezes o outro, e assim por diante. O que realmente dificulta essa coisa do planeamento, admito; mas jamais chamaria a mim tamanho fardo ou posição só para conseguir ser mais organizada, nem o colocaria em cima daquele de quem gosto só para meu conforto. E nem ele o faz, pelos mesmos motivos. Ademais, nada está certo nem errado, nessa coisa da distribuição das tarefas (cada díade tem de fazer como melhor se ajeita) e as dicas que a Mónica dá para mim são sempre lucro. Gosto delas, sigo-as e com elas aprendo. Só me faz um bocadinho de confusão essa coisa presumida de que as mulheres são as donas da sua casa. Na verdade, dos imensos casais conhecidos com quem privo, apenas um ainda é desse género: ela compra, cozinha e limpa; ele fica com o resto, que vendo assim não é nenhum! Nem os amigos deles acham isso normal!!! Ao chegar a casa, um está a malhar e o outro a ver TV!
    Onde é que já se viu isso? E se ele chega mais cedo espera que ela chegue para lhe fazer o jantar, ao invés de ser ele a fazê-lo. Com 45 anos? Isso é típico das famílias mais humildes e pouco esclarecidas.
    Uma dica: fiz anos no passado dia 13 e quase não consegui lavar um prato, porque os meus convivas apanhavam-se distraída no quintal e quando eu dava por eles já estavam a lavar-me a loiça. Porque a isso estão habituados no seu ciclo (quando um deles dá uma festa maior, não tem de ficar, lá por isso, sozinho depois a curtir o castigo; não se todos contribuírem). Confesso que não estava habituada a isso, mas acho bonito e recomendo. Pois até ajuda a que ninguém se sinta uma visita, e sim bem mais íntimo e à vontade, como eu acho que deve ser. Mas o mais interessante foi isto: o primeiro casal que apanhei a fazê-lo distribuía-se assim: ele lavava a loiça (como sempre faz em casa, alegando que ela não sabe poupar água), e ela enxugava; já o segundo foi ao contrário, mas ambos com um ar docinho no rosto. É… Aprendemos todos os dias, mas é importante que nos permitamos isso. Definitivamente, as coisas já não são como eram há uns anitos. E até na minha maralha mais velha (com idade para serem meus pais) vão aparecendo os novos cozinheiros, que passaram toda a sua vida sem estrelar um ovo em casa, mas que agora dão em mestres cucos. Alguns deles porque numa nova relação, numa nova vida. A vida de hoje tende a ser mais justa e equitativa; pelo menos importa que toda a gente perceba a importância que isso tem. É como penso.

    Mas isso não muda em nada o prazer com que aqui venho e leio, ok?

    Beijinhos mil

    • Mónica Dona de Casa Perfeita
      AUTHOR

      APC,

      Ele trabalha por turnos e trabalha muito mais do que eu.

      Por isso há que equilibrar as coisas.

      Ele faz muitas coisas, eu é que não mostro para manter a sua privacidade.

      Bj.

      M.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *