personal-1

Eu recebo bastantes e-mails a pedir ajuda.

Pessoas como eu que trabalham (é tão bom escrever isto) e que não conseguem organizar-se.

Que sentem-se perdidas no meio de tanta tarefa, e com a sensação que as coisas estão tão descontroladas que nunca vão ter a casa em ordem.

Claro que vão. Basta dedicação e um pouco de tempo a organizarem-se.

Por isso o que têm que fazer é recuperar a vossa rotina doméstica e reservar algum tempo do seu dia para esse efeito.

De início não pense em tornar tudo perfeito. Com o passar do tempo as coisas melhoras. A prática faz a perfeição.

Deve sim, preocupar-se em encontrar um sistema que seja perfeito e simples para si.

Quem está a começar, eu dou uma ajudinha com estas dicas:

-Quando estiver a limpar o pó e encontrar um objecto que não está no devido lugar, perca um minuto e vá arrumá-lo no sítio.

– Quando faz alguma compra, coloque logo esse artigo no devido lugar. Sei de pessoas que compram acessórios e ficam a um canto durante dias.

– Antes de comprar alguma coisa para a casa (que precise muito), pense logo no sítio onde irá colocá-la. Se não houver espaço, não compre de imediato. Espere mais um tempo.

– Aproveite todos os minutos que tiver. Por exemplo enquanto faz o jantar aproveite esse tempo para arrumar uma gaveta, fazer o inventário da despensa ou mesmo lavar a loiça que entretanto sujou.

– Como já sabem eu sou a maluquinha das listas, por isso tenha um bloco na cozinha para ir tomando notas de faltas, compras que precisam de ser efectuadas ou mesmo tarefas, e assim não se esquece de nada.

Para quem é céptica em relação às listas, lembre-se que as mesmas aliviam a sua mente. Se escrever, não tem que decorar e lembrar tudo. Não é a Super-Mulher.

– Estipule dias para efectuar tarefas, para não se baralhar. Por exemplo: troque a roupa de cama sempre ao sábado, organize o roupeiro à segunda, a reciclagem à quarta e faça compras ao domingo

– Levante-se um pouco mais cedo de manhã para fazer a cama. Deixe arejar enquanto toma o pequeno-almoço e depois faça-a. Dá logo um aspecto organizado, arrumado e limpo ao quarto.

– Antes de se deitar, deixe a sala arrumada. Endireite as almofadas e dobre as mantas. Não se esqueça de levar também toda a loiça para a cozinha.

– Se tem tendência a esquecer-se de pagar contas (não intencional), active o sistema débito directo. Poupa dinheiro em juros e atrasos.

E por mim e para começo, deve criar hábitos. Se tiver em mente que tem mesmo que fazer as tarefas, irá fazê-las com motivação.

Com o tempo as coisas melhoram e quando verificar que a vida está a mudar para melhor, vai ficar ainda com mais garra.

Related Posts with Thumbnails