A cozinha é a divisão que eu mais gosto.

Talvez por gostar tanto de organizar, de limpar e de cozinhar.

Tento mantê-la o mais organizada possível e limpa, e como passo imenso tempo na cozinha, estas dicas são muito úteis para quem como eu gosta de tudo no sítio.

A lembrar:

– Manter os utensílios perto do fogão para estarem sempre à mão quando estiver a cozinhar.

– Arrumar a loiça ou os pequenos electrodomésticos nas prateleiras mais altas e manter as que usa no dia-a-dia nas mais baixas e à frente, para ser mais rápido quando precisar de as usar.

– Arrumar os tachos e as panelas num armário perto do fogão. Veja como eu organizo os tachos.

– Arranjar um “ cesto das coisas perdidas “ para colocar na cozinha para aqueles objectos que estão a mais e que são para arrumar depois (eu tenho um vaso pequeno).

– Organizar a despensa por categorias, de um lado as mercearias, do outro lado produtos de limpeza e bebidas.

– Arranjar um painel de cortiça e colocar na parede (eu tenho ardósia) para colocar a lista do que consta no congelador e na despensa ou mesmo para fazer a lista de compras.

– Arranjar um dossier para organizar as receitas por categoria e assim é mais fácil e rápido fazer aquela receita que tanto lhe apetece. Veja como eu organizo as minhas receitas.

– Reduzir a quantidade de frascos, caixas que aproveita para colocar outras coisas. Ver o que realmente usa, se não utiliza leve para a reciclagem (eu tenho apenas o essencial), veja o meu armário.

– Despejar o lixo diariamente e limpar o caixote com uma toalhita se se justificar. Veja como faço em relação ao caixote do lixo.

– Se não utiliza ou não tiver máquina de lavar loiça, vá lavando à mão ao mesmo tempo que faz as refeições. Poupa tempo, e a quantidade de loiça por lavar reduz significativamente depois da refeição. Veja como eu faço com a loiça do pequeno-almoço.

– Retire tudo o que precisa do frigorífico e assim poupa energia por não estar sempre a abrir o mesmo.

– Lave logo as tábuas de cortar assim que as usar, evita que as bactérias se infiltrem. Veja como eu fiz para renovar as minhas tábuas de cortar.

– Limpe o chão e passe a esfregona sempre que se justifique.  Veja como eu lavo as esfregonas e as vassouras.

Related Posts with Thumbnails